A cidade de São Paulo inicia nesta quarta-feira (20) a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. Inicialmente, apenas o público com comorbidades e deficiências permanentes, além de indígenas, serão imunizados.
Para as demais crianças desta faixa etária, vai ser liberado o cadastro nas Unidades Básicas de Saúde para recebimento de doses remanescentes. O prefeito Ricardo Nunes afirmou que o calendário não contempla todo o público da faixa etária porque a capital não possui doses suficientes.
De acordo com a prefeitura, cerca de 15 mil pessoas serão vacinadas na nova etapa de imunização com a CoronaVac. A Anvisa aprovou neste mês o uso do imunizante em crianças de 3 a 5 anos.
Até o momento, mais de um milhão de crianças de 5 a 11 anos já foram imunizadas com a primeira dose contra a Covid-19, o que representa uma cobertura de 93,8%. Com o esquema de duas doses completo, o índice cai para 72,9%.
Governo do Estado aguarda envio de mais doses
O governador Rodrigo Garcia afirma que o Estado não tem estoque suficiente de CoronaVac para vacinar todas as crianças de 3 e 4 anos. Ele diz que aguarda a inclusão dessa faixa etária no Programa Nacional de Imunização por parte do Ministério da Saúde para a produção e envase das doses. O Instituto Butantan também aguarda a pasta fechar contrato. Em todo o Estado, são mais de um milhão de crianças elegíveis nessa faixa etária.