Um cidadão americano foi detido nesta terça-feira (18) ao ultrapassar a fronteira que divide a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. Autoridades dos Estados Unidos afirmam não ter informações do nacional desde a detenção. O episódio acontece no mesmo dia em que um submarino dos norte-americanos equipado com mísseis balísticos chegou à Coreia do Sul.
Segundo o jornal coreano Dong-a llbo, o cidadão detido ocupa um cargo militar dos Estados Unidos, no entanto, o nome dele ainda não foi identificado.
As Nações Unidas foram acionadas e atuam no episódio para libertação do americano: “Acreditamos que ele esteja atualmente sob custódia da Coreia do Norte e estamos trabalhando com nossos colegas do exército norte-coreano para resolver esse incidente”.
A chegada do submarino nuclear na região é a primeira visita do arsenal desde a década de 80. O envio do aparelho era esperado após ter sido anunciado em uma reunião entre o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, e Joe Biden.
“Enquanto falamos, um submarino nuclear americano está chegando ao porto de Busan hoje. Essa é a primeira visita de um submarino em décadas”, declarou Kurt Campbell, coordenador Indo-Pacífico da Casa Branca.
Os Estados Unidos prometeram encaminhar recursos para a Coreia do Sul em defesa à Coreia do Norte. No entanto, a Coreia do Norte reclama do envio de armas nucleares e faz novas ameaças contra os vizinhos e os americanos.