Cidadania decide por federação com PSDB

Legenda comandada por Bruna Araújo ainda precisa aprovar medida para selar união

BandNews FM

Legenda comandada por Bruna Araújo ainda precisa aprovar medida para selar união  Foto 1: Câmara dos Deputados/Foto 2: Rovena Rosa/Agência Brasil
Legenda comandada por Bruna Araújo ainda precisa aprovar medida para selar união
Foto 1: Câmara dos Deputados/Foto 2: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Diretório Nacional do Cidadania decidiu neste sábado (19) pela federação com o PSDB. A definição permite que as duas legendas funcionem como uma bancada durante pelo menos quatro anos.

Na votação que definiria o aliado do Cidadania, no 1º turno, o PSDB recebeu 54 votos, o PDT, 37, e o Podemos, 14, com 5 abstenções. No 2º turno, entre PDT e PSDB, a maioria, 56 votos, decidiu por uma aliança pelos próximos quatro anos com os tucanos. O PDT recebeu 47 votos e houve 7 abstenções.

Apesar da aliança, a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira à Presidência da República segue mantida. 

A partir de agora, a Comissão de Entendimento Político do Cidadania irá aprofundar a negociação sobre as regras da federação com o PSDB. Entre elas, a chamada regra de ouro, pela qual o partido que tiver governador candidato à reeleição terá a precedência e será o nome da federação para a disputa em outubro deste ano. Só após essa negociação será possível concretizar a união, se confirmada, as legendas precisarão decidir quem será o candidato à Planalto. 

Os tucanos já haviam anunciado o governador de São Paulo, João Doria, como pré-candidato à presidência.