As faixas litorâneas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ser as áreas mais atingidas pela passagem do ciclone subtropical na noite desta terça-feira (17). Ao longo do dia e da quarta-feira (18), os ventos nessas regiões podem alcançar os 120 km/h.
Alertas foram emitidos pela Defesa Civil para que as pessoas permaneçam em locais seguros.
O Instituto Nacional de Meteorologia afirma que os ventos vão ganhar força nesta tarde e à noite no litoral gaúcho e no sul de Santa Catarina.
Pelo menos 15 prefeituras suspenderam aulas por conta da intensidade das rajadas. No mar, as ondas podem chegar aos quatro metros.
A tempestade também vai derrubar as temperaturas. Há possibilidade de neve nas serras gaúcha e catarinense durante a noite de terça-feira (17) e madrugada de quarta-feira (18)
TRAJETÓRIA
O ciclone subtropical, que deve causar estragos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, vai ingressar pela região sul gaúcha, intensificando a intensidade dos ventos nos municípios ao sul da Lagoa dos Patos ao longo da tarde desta terça-feira (17).
A partir do início desta noite, o ciclone avança em direção ao norte, atingindo a parte sul do litoral norte gaúcho. Por isso, em Porto Alegre, a maior intensidade dos ventos deve ocorrer durante a noite.
Na quarta-feira (18), a instabilidade segue em direção ao estado catarinense, fazendo com que o vento sopre forte na serra. Devido às baixas temperaturas, pode haver neve nas partes mais elevadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.