Ciclone extratropical se forma no Sul e tem alerta de temporal para RS e SC

Começo de maio será de chuva e temperaturas mais baixas na região; grandes acumulados preocupam e há alerta para alagamentos e deslizamentos

BandNews FM

Começo de maio será de chuva e temperaturas mais baixas na região
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Moradores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devem se preparar para mudanças no tempo neste início de maio. Nesta segunda-feira (2), um ciclone extratropical se forma na região e pode provocar chuva forte e ventos capazes de provocar o destelhamento de imóveis. O alerta é do Climatempo.

Segundo o serviço de meteorologia, o fenômeno começa a se organizar entre o Paraguai e o Sul do Brasil. A tormenta ganha força conforme se desloca para o litoral. São esperados ventos fortes e chuva volumosa pelo menos até sexta-feira (6), quando ciclone se afasta da costa brasileira. Há avisos de ressaca para a região por conta da passagem do ciclone extratropical. As ondulações podem chegar a São Paulo e ao Rio de Janeiro.

No fim da semana, é esperada a chega de uma massa de ar polar que deve derrubar as temperaturas.

Os meteorologistas indicam que os maiores acumulados de chuva são esperados entre a terça e a quinta-feira, dias 3 e 5 de maio. Pode chover de 200mm a 300mm, o volume é maior do que o previsto para o mês todo.

Com tanta chuva em pouco tempo, alagamentos e deslizamentos de terras podem ocorrem.

As regiões mais afetadas devem ser o Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A capital paranaense, Curitiba, pode sentir os efeitos do ciclone, mas em menor quantidade.

Os ventos podem passar dos 100km/h no Rio Grande do Sul e dos 70km/h em Florianópolis.

Com o afastamento do ciclone na sexta-feira (6), há previsão de geada nas regiões de serra.

Ao longo da semana, as mínimas ficam em 13ºC na capital dos gaúchos e os termômetros nãos passam de 28ºC.

Já em Florianópolis, mínima de 16ºC e máxima de 24ºC.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.