Chuva deixa Norte e Nordeste em alerta e temporais são esperados no Sudeste

Nível do Rio Acre, que corta Rio Branco, continua subindo e água já invade o Centro Histórico; 33 mil acreanos foram atingidos pelas enchentes e governo do estado anunciou pagamento de benefício aos afetados

BandNews FM

Chuva deixa Norte e Nordeste em alerta e temporais são esperados no Sudeste
Transbordamento do Rio Acre causa enchentes na capital do estado
Foto: Pedro Devani/SECOM Acre

O alerta de chuva intensa continua ativo em partes do Norte e do Nordeste do país nesta quinta-feira (30). Temporais também são aguardados entre São Paulo e Rio de Janeiro, passando pelo sul de Minas Gerais.

Nas capitais paulista e fluminense chove à tarde e pode ter transtornos. O calor predomina e as temperaturas máximas ficam acima da média para esta época do ano. Em São Paulo, os termômetros podem chegar aos 30°C, enquanto no Rio de Janeiro esquenta mais e a máxima é de 34°C.

O tempo abafado e úmido favorece a formação das tempestades, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios. No fim da tarde desta quarta (29), os ventos chegaram a 100 km/h em Guarulhos, na Grande São Paulo. Casas foram destelhadas, árvores caíram e o Aeroporto Internacional teve alguns voos desviados.

A chuva também preocupa entre o Acre e o Ceará, passando por Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Paraíba.

Em Rio Branco, tem previsão de mais chuva e o Serviço Geológico afirma o nível do Rio Acre vai continuar subindo. As águas já ultrapassaram a cota de transbordamento, que é de 14 metros. O nível atual do rio está em 16,91 metros.

O Centro Histórico da capital e pelo menos outros seis municípios acreanos registram inundações. Mais de 40 mil pessoas são afetadas pelas enchentes e 13 mil precisaram deixar as casas. O governo do estado anunciou o pagamento de um auxílio e de aluguel social para as família atingidas.

Em Manaus, famílias que precisaram deixar duas comunidades por causa do risco de desabamentos e transbordamento das águas vão receber aluguel social. O benefício chega a R$ 550 por mês.

Em Rondônia e no Pará, o nível alto dos rios provocam estragos em comunidades ribeirinhas. Já no Maranhão e no Ceará, municípios decretaram estado de emergência e há estradas bloqueadas depois que a água arrastos pontes e abrir enormes crateras nas rodovias.

Tempo firme e sem chance de chuva, segundo a Climatempo, no Centro-Oeste e partes do Sudeste. Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Vitória têm termômetros passando dos 30°C ao longo do dia.

Nas demais regiões, calor e possibilidade de chuva isolada, mas sem potencial para provocar estragos.