Chuva ameniza estiagem em Curitiba, mas nível ainda é crítico

Barragem de água está com 47,5% da capacidade

Somente nas últimas 24 horas o volume de chuva que caiu em Curitiba foi superior a 41 mm. Foto: Divulgação/Sanepar
Somente nas últimas 24 horas o volume de chuva que caiu em Curitiba foi superior a 41 mm.
Foto: Divulgação/Sanepar

A chuva que cai desde quinta-feira (12) em Curitiba e região metropolitana ajudou a amenizar a estiagem nos reservatórios que abastecem a capital paranaense. Apesar disso, o nível da barragem permanece em patamar crítico com 47,5% da capacidade. O índice chegou a ficar em 46,9%. Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), somente nas últimas 24 horas o volume de chuva que caiu em Curitiba foi superior a 41 mm. E há previsão para mais 20 mm até o sábado (14).

Apesar do volume que já caiu e a previsão animadora, o diretor de meio ambiente e ação social da Sanepar, Julio Gonchorosky, alerta que a situação ainda é preocupante. A região mais afetada é a de Curitiba e entorno, que convive há mais de um ano com rodízios no abastecimento de água. Nesta semana, a região retornou ao modelo de racionamento que reveza 36 horas de fornecimento, com 36 horas de suspensão.

Na prática, as residências têm um dia e meio com água e um dia e meio sem. Antes, o rodízio vinha funcionando no formato de 60 horas com o fornecimento de água, com 36 horas de interrupção. Segundo o diretor, a medida foi implementada devido à falta de chuvas, mas com a mudança nas últimas horas, o cenário poderá ser reavaliado.

O atual modelo de rodízio fica em vigor até a próxima quarta-feira (18), quando a medida poderá ser renovada ou afrouxada.