BandNews FM

Chanceler alemão visita Israel em meio a guerra na Ucrânia

Os dois países têm posições distintas em relação ao conflito no Leste Europeu

Rádio BandNews FM

Os dois países têm posições distintas em relação ao conflito no Leste Europeu Foto: Reuters
Foto: Reuters

O chanceler alemão, Olaf Scholz, fez a sua primeira viagem a Israel desde que assumiu o cargo. Ele se encontrou com o primeiro-ministro israelense Naftali Bennet.

A visita ocorre em meio à guerra na Ucrânia e impasses envolvendo acordos internacionais para o programa nuclear iraniano.

Os dois países tem posições diferentes em relação a guerra entre Rússia e Ucrânia

Berlim reverteu a posição alemã de se enviar armas e munições para o conflito e também suspendeu o projeto do gasoduto Nord Stream 2, acordo praticamente sacramentado por Alemanha e Rússia antes da invasão da Ucrania. Scholz também se comprometeu a aumentar a verba para as forças militares do país e para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Israel, por outro lado, decidiu adotar uma posição mais neutra devido as relações estratégicas que tem com Moscou. O país também tem boas relações com a Ucrânia. O presidente do país, Volodomyr Zelenskyy é judeu.

De acordo com a imprensa israelense, o premie Naftali Bennet não enviou armas ao país do Leste Europeu, como foi pedido por Kiev, mas enviou 100 toneladas de kits humanitários.

Durante a visita, Scholz visitou o Memorial do Holocausto em Jerusalém e depositou flores em memoria as vítimas do regime nazista. De acordo com o chanceler, o governo alemão carrega a responsabilidade permanente pela segurança do Estado de Israel e do povo judeu.

Acordo Nuclear com o Irã

Os dois países também conversaram sobre o programa nuclear de Teera. Berlim é a favor do acordo nuclear com o Irã enquanto Israel é contra.

O país do Oriente Médio considera que a atividade nuclear de Teera é uma ameaça a sua segurança.

O pacto que foi firmado em 2015 foi rompido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.