CGU constata irregularidades em obras de asfaltamento da Codevasf em 10 estados

Relatório da Controladoria-Geral da União aponta para superfaturamentos de R$ 119,5 milhões

Rádio BandNews FM

CGU
Divulgação/CGU

A Controladoria-Geral da União constata irregularidades em obras de asfaltamento contratadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em 10 estados.

A análise em 24 contratos identificou vícios construtivos em 15 deles, o equivalente a 62,5% da amostra. Além disso, também foram encontrados superfaturamentos. Ao todo, os empreendimentos analisados somaram R$ 119,5 milhões.

Os estados analisados foram: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Amapá, Ceará, Maranhão, Sergipe, Tocantins e Piauí.

A auditoria da CGU foi feita para avaliar a qualidade da pavimentação asfáltica em doze contratos da Codevasf. Na conclusão do relatório, a CGU lista irregularidades na qualidade do asfalto e fragilidade na gestão dos contratos.

“Em todas as 12 obras avaliadas, identifica-se o não atingimento de, pelo menos, um parâmetro de qualidade (resistência a tração, densidades, grau de compactação, volumes de vazios e relação betume vazios)”, diz o relatório sobre as amostras de pavimento analisadas.

Em alguns estados, por exemplo, o asfalto estava mais fino do que o especificado no contrato. O relatório mostra também que o pavimento em alguns locais analisados estava comprometido ou próximos a um lençol freático alto, prejudicando a qualidade do trabalho feito.

Ao fim do relatório, a CGU recomenda o refazimento de alguns pavimentos analisados e o reforço dos controles de qualidade da empresa.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.