Cerca de 14,7 milhões de brasileiros deixaram de passar fome em 2023

Apesar de avanço no combate à insegurança alimentar, Brasil continua no Mapa da Fome

Rádio BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Fome atinge 10 milhões de brasileiros, diz relatório da ONU
Divulgação/Banquetaço

Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira aponta uma redução na população em situação de insegurança alimentar no Brasil em 2023.

Os dados mostram uma queda de quase metade do porcentual registrado entre 2020 e 2022 (32,8%). Nesse período, 70.3 milhões de brasileiros estavam em situação de insegurança alimentar moderada ou grave.

Entre 2021 e 2023, houve queda de 18.4%. Porém, 39.7 milhões de brasileiros permaneciam nessa condição. Os outros 30.6 milhões não se enquadravam mais em situação de insegurança.

Segundo o texto, cerca de 14,7 milhões (6.6%) de brasileiros deixaram de passar fome em 2023. Apesar de ter avançado no combate à insegurança alimentar, o Brasil continua no Mapa da Fome, contabilizando mais de 8 milhões de pessoas sem acesso adequado à alimentação, quase 4% da população nacional.

O Mapa da Fome inclui todos os países em que o índice é superior a 2,5% e conta com a Prevalência de Subnutrição (PoU) como indicador oficial para determinar se um país está ou não nessa classificação.

Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, os dados das Nações Unidas indicam que o Brasil está no caminho certo para alcançar esse objetivo.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.