Cerca de 14,7 milhões de brasileiros deixaram de passar fome em 2023

Apesar de avanço no combate à insegurança alimentar, Brasil continua no Mapa da Fome

Rádio BandNews FM

Cerca de 14,7 milhões de brasileiros deixaram de passar fome em 2023
Fome atinge 10 milhões de brasileiros, diz relatório da ONU
Divulgação/Banquetaço

Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quarta-feira aponta uma redução na população em situação de insegurança alimentar no Brasil em 2023.

Os dados mostram uma queda de quase metade do porcentual registrado entre 2020 e 2022 (32,8%). Nesse período, 70.3 milhões de brasileiros estavam em situação de insegurança alimentar moderada ou grave.

Entre 2021 e 2023, houve queda de 18.4%. Porém, 39.7 milhões de brasileiros permaneciam nessa condição. Os outros 30.6 milhões não se enquadravam mais em situação de insegurança.

Segundo o texto, cerca de 14,7 milhões (6.6%) de brasileiros deixaram de passar fome em 2023. Apesar de ter avançado no combate à insegurança alimentar, o Brasil continua no Mapa da Fome, contabilizando mais de 8 milhões de pessoas sem acesso adequado à alimentação, quase 4% da população nacional.

O Mapa da Fome inclui todos os países em que o índice é superior a 2,5% e conta com a Prevalência de Subnutrição (PoU) como indicador oficial para determinar se um país está ou não nessa classificação.

Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, os dados das Nações Unidas indicam que o Brasil está no caminho certo para alcançar esse objetivo.

Tópicos relacionados