O Banco Central liberou, nesta quinta-feira (02), a função de pagamento do próprio WhatsApp. Os usuários do aplicativo vão poder utilizar a ferramenta para pagamentos com cartões de crédito, débito e pré-pago. A funcionalidade não será imediatamente liberada para os usuários, porque os parceiros do serviço devem ser comunicados com, no mínimo, 30 dias de antecedência.
A autoridade monetária tinha impedido o funcionamento do WhatsApp Pay por conta de barreiras impostas às operadoras de pagamento MasterCard e Visa, ambas parceiras do aplicativo, que terminou com a suspensão da atualização no país.
Não haverá exclusividade de bandeiras de cartão para a disponibilização.
A atual função de pagamentos do aplicativo permite somente transferências entre pessoas físicas. Agora, os usuários poderão realizar pagamentos para empresas dentro do WhatsApp Pay com a utilização dos cartões.
Através do Instagram, Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, controladora do WhatsApp, comemorou a liberação da função pelo Banco Central.
"Atualização do WhatsApp do Brasil: O Banco Central acaba de autorizar o lançamento de nosso novo recurso de pagamento para que as pessoas possam pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve", afirmou Zuckerberg.