Ceará e Bahia podem exigir comprovante de vacinação de turistas

Na Bahia, o governo do estado estuda a possibilidade; já no Ceará, passageiros terão de apresentar teste negativo ou comprovante de vacinação na hora do embarque

Rádio BandNews FM

Passageiros que forem desembarcar em alguns estados do Nordeste podem ter de apresentar comprovante de vacinação Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Passageiros que forem desembarcar em alguns estados do Nordeste podem ter de apresentar comprovante de vacinação
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os passageiros que forem desembarcar em alguns estados do Nordeste podem ter de apresentar um comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo contra o vírus. A medida estudada pela Bahia e já planejada pelo Ceará seria uma maneira de evitar a chegada de turistas infectados pelo novo coronavírus.

BAHIA

A Bahia analisa a possibilidade de exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo da doença para visitantes. A medida tem a intenção de impedir que a variante Delta se espalhe pelo estado.

O governador Rui Costa (PT) disse nesta quarta-feira (11) que a inscrição para concursos públicos também pode ser condicionada a imunização.

A medida sanitária, estudada pelo Governo da Bahia, tem como base o que já acontece no Ceará. Lá, passageiros de voos nacionais e internacionais só podem desembarcar apresentando o comprovante das duas doses da vacina contra a Covid-19 ou teste RT-PCR negativo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já tem 570 casos confirmados da variante Delta. A Bahia ainda não tem registros.

CEARÁ

Os passageiros com destino ao Ceará terão de apresentar um teste negativo ou um comprovante de vacinação na hora do embarque. De acordo com uma decisão judicial, a União Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) devem adotar providências para isso.

Pela regra adotada pelo governo cearense, será autorizado somente o embarque em voos com destino ao estado do Ceará e desembarque de voos particulares, provenientes de outros estados do país, de passageiros que, por ocasião do embarque na origem, apresentem alternativamente o comprovante de vacinação, atestando a integralização do ciclo de imunização ou resultado negativo de exame de Covid-19 feito até 72h antes do horário do voo.

O governo do estado quer combater a disseminação da variante Delta no estado.