CCJ da Câmara aprova projeto para restringir uso de celulares nas escolas

Texto vai passar para análise do Senado

Rádio BandNews FM

CCJ da Câmara aprova projeto para restringir uso de celulares nas escolas
Projeto que proíbe uso de celular nas escolas é aprovado em São Paulo
Reprodução/Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei que restringe o uso de aparelhos celulares nas salas de aula dos estabelecimentos públicos e privados de ensino.

A votação contabilizou 45 votos favoráveis e 14 contrários a proibição dentro de sala da aula, durante o intervalo entre as aulas e até mesmo durante o recreio, e tramitou em caráter conclusivo no colegiado. Por isso, a proposta passa diretamente para análise do Senado Federal.  

Em caso de aprovação, o uso de aparelhos eletrônicos portáteis será permitido somente para fins pedagógicos, tendo a supervisão dos educadores para definir a necessidade. Além disso, os estudantes que precisam desses meios para fins de acessibilidade, inclusão, atender às condições de saúde ou garantir os direitos fundamentais dos alunos, poderão ter acesso.

O texto também delimita o uso apenas em casos excepcionais, como em situações de perigo na escola, necessidade ou motivo de força maior.

Isso porque, de acordo com o relator do projeto, deputado Renan Ferreirinha, “escola também precisa de regramento. Que a tecnologia seja utilizada de forma consciente e responsável. Do contrário, ao invés de ser uma aliada do processo educacional, acaba sendo uma grande vilã”, justificou.

Outra condição obriga as instituições a terem espaços voltados para acolhimento de alunos e funcionários que estiverem passando por sofrimento psíquico causado pelo uso excessivo de telas.

Tópicos relacionados