CBF apresenta na Fifa proposta para sediar Copa Feminina 2027

Documento destrincha as bases da candidatura brasileira para organizar a competição

BandNews FM

CBF apresenta na Fifa proposta para sediar Copa Feminina 2027
Brasil vai à Fifa por organização da Copa Feminina de 2027
Thais Magalhães/CBF

O projeto brasileiro para sediar a próxima edição da Copa do Mundo Feminina de Futebol está pronto e será entregue à Fifa nesta quinta-feira. Chamado de Bid Book, a brochura com as propostas do candidato a país-anfitrião apresenta todas as credenciais. 

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, enxerga o Brasil cada vez mais capaz de realizar grandes eventos esportivos.

“Temos um país pronto. De 2014 para cá, nossas condições evoluíram ainda mais, com melhorias e mais estrutura nos estádios. A paixão do futebol só aumenta no Brasil e vivemos um momento importante, em que as relações com o mundo do futebol foram restabelecidas, após anos de interrupção. O Brasil reconquistou a confiança da Fifa, da Conmebol, da Uefa, de todas as grandes entidades, e isso nos estimula a pleitear esse evento”, disse Ednaldo.


Seria a primeira vez que a América do Sul receberia a competição. A decisão vai se tornar pública no dia 8 de maio de 2024, no Congresso da FIFA, na Tailândia.

Ao todo, são dez cidades-sedes envolvidas na proposta verde e amarela: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Valesca Araújo, responsável pelo planejamento de infraestrutura e operações do evento, demonstra confiança.
 

“Trabalhamos desde o início com a ideia de utilizar somente os palcos construídos ou reformados para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, confirmando o legado daquela competição no desenvolvimento do esporte e como parte de um projeto de sustentabilidade ambiental e financeira. Também temos como objetivo envolver o continente sul-americano, por isso distribuímos os jogos em todas as regiões do Brasil, possibilitando que fãs de outros países possam também desfrutar de um momento único”, comentou Valesca.


Os concorrentes do Brasil a sediar o Mundial 2027 são: Estados Unidos e México (candidatura dupla), e o trio Alemanha, Bélgica e Holanda. Já a África do Sul desistiu da disputa em novembro deste ano.