Catedral de Notre-Dame de Paris é reaberta após 5 anos de restauração pós-incêndio

Reconstrução foi possível com doações de bilionários e apoio global após decorrência de um incêndio

BandNews FM

Catedral de Notre-Dame de Paris é reaberta após 5 anos de restauração pós-incêndio
Catedral de Notre-Dame de Paris é reaberta após 5 anos de restauração pós-incêndio
Stephane de Sakutin/Reuters

A Catedral de Notre-Dame de Paris será reaberta ao público neste sábado (7), às 15h, no horário de Brasília, marcando o fim de um longo processo de recuperação iniciado após o grande incêndio de 2019. A reabertura marca não apenas a recuperação de um patrimônio arquitetônico, mas o renascimento de um importante centro de fé e cultura, que há séculos atrai fiéis e visitantes de todos os lugares do mundo.

A cerimônia de reabertura conta com a presença de autoridades francesas, representantes do clero, além de turistas que, finalmente, podem visitar o icônico monumento que é um símbolo da história e da cultura francesa.

O incêndio de 15 de abril de 2019 que quase destruiu Notre-Dame revelou um sério risco à saúde. Quando as chamas derreteram o telhado, toneladas de pó de chumbo tóxico foram liberadas no ar e se depositaram em Paris.

Houve destruição de parte da estrutura da catedral, incluindo o teto e a famosa agulha, gerou uma onda de comoção em todo o mundo.

Após isso, um grande esforço de restauração foi realizado para devolver à Notre-Dame a grandiosidade original, com a utilização de técnicas de restauração que respeitaram a arquitetura medieval e materiais tradicionais.

A expectativa é que, nos próximos meses, a catedral continue a receber milhares de pessoas que desejam apreciar a beleza restaurada e vivenciar a espiritualidade que ela representa para a cidade de Paris e o mundo.

Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991, Notre-Dame é um dos principais símbolos de Paris e uma das catedrais mais famosas do mundo. Ela é considerada uma obra-prima gótica medieval, com as abóbadas de nervuras, arcobotantes, vitrais deslumbrantes e gárgulas de pedra esculpida.

Neste sábado (7), um espetáculo musical está programado, já no domingo (8), será realizada uma missa solene.

Tópicos relacionados