Caso Dom e Bruno: Novas audiências são marcadas, um ano após os assassinatos

Os três réus serão ouvidos, além de pelo menos nove testemunhas

Rádio BandNews FM

Caso Dom e Bruno: Novas audiências são marcadas, um ano após os assassinatos
Eles foram assassinados durante uma viagem a trabalho no Vale do Javari
Imagem: Unicamp/Cristiano Siqueira e Paulo Cavalheri

Um ano após os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips no Vale do Javari, novas audiências foram marcadas para os dias 26 e 27 de junho e 3 de julho na Vara Federal de Tabatinga, no Amazonas.

Os três réus continuam presos de forma preventiva. Oseney da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima serão ouvidos da 5ª Vara Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.  Já Amarildo da Costa de Oliveira vai falar direto do presídio federal de Catanduvas, no Paraná.

Além dos réus, pelo menos nove testemunhas falarão à Justiça. As mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips ocorreram no Vale do Javari, no Amazonas, em junho de 2022.

Eles foram assassinados durante uma viagem a trabalho no local, a segunda maior terra indígena do Brasil.

A região registra recorrentes casos de violência e invasões a terras indígenas motivadas pela pesca ilegal, garimpo e grilagem.

Um ano após os assassinatos, o clima de insegurança que vinha sendo denunciado por Bruno Pereira ainda ameaça os povos indígenas que moram na região. De acordo com o coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), Bushe Matis, apesar das operações realizadas após o crime, os indígenas continuam sob ameaça de invasores.