Cleusimar Cardoso, mãe de Djidja e Ademar, pode ser acusada de tráfico de drogas, charlatanismo, curandeirismo, sequestro, cárcere privado e homicídio por injetar cetamina nos próprios filhos.
Segundo o advogado Fábio Chaim, Cleusimar pode ser condenada mesmo se os filhos usaram a droga por escolha própria, já que foi ela que injetou a substância.
“Existe a questão do dever de cuidado de uma mãe com relação aos filhos. Até a da pessoa que ministra uma substância em outra te garantir que ela não tenha nenhuma complicação com o resultado dessa do uso dessa substância ilícita”, explica o especialista.
Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, foi encontrada morta na casa onde morava, em Manaus na última terça-feira (28). A principal suspeita é de overdose. A Polícia Civil ainda aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML).
Segundo a polícia, a família liderava uma seita religiosa – intitulada “Pai, Mãe, Vida” – que fornecia, incentivava e aplicava à força em seus integrantes a cetamina.
Na seita, Ademar se dizia “Jesus”, Cleusimar seria “Maria”, e Djidja, “Maria Madalena”. Ademar e Cleusimar foram presos na quinta (30). Outros três funcionários do salão de beleza da família também foram detidos em seguida por envolvimento com a doutrina.
De acordo com Chaim, Ademar também pode ser julgado pelos mesmo crimes da mãe, apesar de ter a chance de sofrer uma pena menor caso fique comprovado que Cleusimar foi a responsável por induzir a família a tomar a substância.
“A conduta da mãe, como sendo a líder da seita, é certamente uma conduta mais grave, que ensejaria uma pena maior.”, disse.
Imagens encontradas durante as investigações mostra a mãe filmando os filhos sob o efeito das drogas. Em trecho de um dos vídeos, a mãe de Djidja aparece com celular na mão diante do espelho mostrando a roupa que está vestindo enquanto os dois filhos aparecem paralisados em cima da cama de casal do quarto.
O advogado ainda destacou que a pena de Cleusimar pode ser ainda maior caso o uso da cetamina tenha sido iniciado antes dos filhos serem maiores de idade.
“As condutas seriam ainda mais graves. Sujeitos a penas ainda maiores, inclusive com a pena se relacionados com o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente”, explicou Chaim.
Clinica pode ser indiciada
Não é apenas a suposta seita que pode ser condenada após a morte de Djidja. Segundo Fabio Chaim, a clínica veterinária que fornecia os remédios para família pode ser acusada de tráfico de drogas.
“O artigo 33 da lei de drogas possui 18 condutas diferentes, então ele é bastante abrangente naquilo que é crime ou não. Desde a pessoa que ministra a substância de forma habitual, até a pessoa que vende, que expõe a venda, que entrega, que adquire, que transporta…”, explicou o advogado.
O que é a cetamina
A cetamina é uma droga usada como tranquilizante em animais de grande porte, como cavalos, que causa alucinações em humanos.