Casa Branca anuncia novo pacote milionário de ajuda à Ucrânia

Estados Unidos enviarão armas antiaéreas, antiblindagem e drones para a resistência ucraniana

Rádio BandNews FM

Uma cúpula da OTAN está marcada para o próximo dia 24 para voltar a tratar da invasão
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos chama Vladimir Putin de “criminoso de guerra” durante declaração na Casa Branca.

Joe Biden ainda disse que o Departamento de Estado está investigando possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia durante a invasão à Ucrânia.

Nesta quarta-feira (16), o democrata anunciou mais US$ 800 milhões em assistência aos ucranianos, elevando para US$ 1 bilhão a ajuda total enviada à Kiev. O novo pacote de apoio à resistência ucraniana inclui armas antiaéreas, antiblindagem e drones.

Biden observou que a assistência vai contar com a parceria de países aliados. E alertou que esta pode ser uma batalha longa e difícil.

Reunião da OTAN

Também nesta quarta, membros da OTAN se reuniram, em caráter extraordinário, para avaliar quais deverão ser os próximos passos em relação à guerra na Ucrânia.

O encontro ocorreu na sede da aliança militar em Bruxelas, na Bélgica, e contou também com a participação de representantes da Ucrânia, Finlândia, Suécia e Geórgia, países que não fazem parte da organização.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, afirmou que as nações aliadas seguem unidas na decisão de não estabelecer uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, apesar dos repetidos apelos do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Uma cúpula da OTAN está marcada para o próximo dia 24 para voltar a tratar da invasão russa.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.