Carnaval 2022: Rio e São Paulo conhecem escolas campeãs nesta terça

No Rio, Grande Rio, Mangueira, Beija-Flor e Viradouro são favoritas; em São Paulo, Mocidade Alegre e Águia de Ouro aparecem com vantagem

Rádio BandNews FM

Carnaval 2022: Rio e São Paulo conhecem escolas campeãs nesta terça
Foto: Agência Brasil

Rio de Janeiro e São Paulo conhecem nesta terça-feira (26) as escolas de samba campeãs do Carnaval 2022. Após dois anos longe da avenida, as agremiações começam a conhecer as notas dos quesitos a partir das 16h. Em mais uma novidade, a leitura das notas ocorre ao mesmo tempo nas duas maiores cidades brasileiras.

Na capital paulista, 14 escolas disputam o título. A Águia de Ouro, atual campeã do Carnaval do Anhembi, desponta como favorita ao bi-campeonato. Em entrevista à BandNews FM, o mestre em samba e sociólogo, Tadeu Kaçula, também destaca a Mocidade Alegre como uma das favoritas.

Enquanto a atual campeã exaltou Oxalá em um enredo contra a intolerância religiosa, a verde e vermelho do bairro do Limão levou a vida de Clementina de Jesus para o Anhembi. Ambas as escolas desfilaram na madrugada de domingo (24), no segundo dia de desfiles das escolas de samba de São Paulo.

No Rio de Janeiro, Tadeu Kaçula aponta Grande Rio e Mangueira como as favoritas. O comentarista de Carnaval da BandNews FM, Bruno Filippo, concorda, mas também coloca Beija-Flor e Viradouro no rol daquelas que podem garantir o título.

Em busca do bicampeonato, a vermelho e branco de Niterói relembrou na Marques de Sapucaí o Carnaval de 1919, pós-gripe espanhola e tido como a folia mais emblemática de todas. A escola desfilou na madrugada de sábado (23), assim como outras duas favoritas ao título.

A verde e rosa da Zona Norte, do carnavalesco Leandro Vieira, resgatou três baluarte do Morro da Mangueira: Cartola, Delegado e Jamelão. Com um enredo muito ligado à história da agremiação, a emoção tomou conta da avenida e pode sensibilizar os jurados.

Já a Beija-Flor, fez deste Carnaval um renascimento depois de apresentações apagadas nos últimos anos. A azul e branco de Nilópolis, na Baixada Fluminense, “empreteceu” o pensamento rememorando grandes nomes negros da literatura e da sociedade brasileira.

Em busca de um título inédito, a Grande Rio, escola de Caxias, exaltou Exu na avenida. O orixá das religiões de matrizes africana fez um desfile considerado apoteótico e que arrebatou os foliões.

APURAÇÃO

Em São Paulo, conforme sorteio na sede da Liga das Escolas de Samba, o quesito comissão de frente será utilizado no desempate. A leitura das notas seguirá a seguinte ordem: harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, evolução, bateria, fantasia, alegoria, samba-enredo e comissão de frente. São nove quesitos e 36 jurados.

A Liga de SP anunciou que Colorado do Brás e Acadêmicos do Tatuapé foram punidas com 0,5 ponto por fazerem merchandising e utilizar equipamentos proibidos, respectivamente, durante os desfiles. Com a perda de pontos, as agremiações já começam a apuração lutando para não cair. São duas as escolas rebaixadas e duas do acesso que terão o direito de desfilar no Grupo Especial em 2023.

No Rio, são cinco jurados em cada um dos nove quesitos. A maior e a menor nota são descartadas. Um sorteio nesta terça-feira (26) ainda vai definir a ordem de leitura das notas e o quesito desempate.

A BandNews FM acompanha a apuração das notas no Rio e em São Paulo em flashes ao vivo na programação. A equipe de reportagem estará na Praça da Apoteose, na capital fluminense, e no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista. O resultado deve ser conhecido entre 17h30 e 18h.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.