Carla Bigatto: Falas do deputado Brunini reforçam estereótipo contra transexuais

Deputada Erika Hilton apontou 'carência' de Abílio Brunini durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro; afirmação causou atrito entre os parlamentares

BandNews FM

Carla Bigatto: Falas do deputado Brunini reforçam estereótipo contra transexuais
Deputado Abílio Brunini (PL-MT) durante discurso no plenário da Câmara
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A âncora do Jornal BandNews FM Carla Bigatto comentou na manhã desta quarta-feira, 12, sobre a discussão entre o deputado Abílio Brunini (PL-MT) e a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) na sessão da CPMI de 8 de Janeiro, no Congresso Nacional. ´

Ontem, terça-feira (11), o político mato-grossense passou a gravar a parlamentar e a proferir ironias enquanto ela questionava o depoente da sessão, o ex-ajudante de ordens da presidência, Mauro Cid. Em determinado momento, Erika pontuou a "carência" de Abílio e teve como resposta que ela tentava "oferecer seus serviços" aos colegas.

Na visão da jornalista da BandNews FM, trata-se de uma fala "absurda" de Brunini, que causa "indignação" e reforça um estereótipo sobre a população transexual. Bigatto ainda questionou a moralidade de um deputado para realizar uma insinuação preconceituosa em uma sessão no Congresso Nacional.

[O deputado Brunini] Fez exatamente tudo o que todo o discurso pela diversidade diz para não fazer. A deputada Erika Hilton é uma mulher trans, essas pessoas morrem por ser dessa forma. 

Carla também pontuou sobre a participação da deputada Erika Hilton na Câmara dos Deputados e elogiou sua "excelente comunicação", além de "enriquecer" o Congresso Nacional. "E é ela que dá vergonha para nosso Congresso Nacional por ser trans? Nesse caso, é o deputado Abílio Brunini que nos enche de vergonha", completou a jornalista.

[Pessoas transexuais] São sempre jogadas para a marginalidade, destinadas a subempregos e empregos ligados à exploração sexual. É moral falar algo como isso numa sessão oficial no Congresso Nacional? Reforçar o estereótipo de que uma pessoa trans trabalha com a exploração sexual, sabendo que essas pessoas são jogadas para essa vida sem outra alternativa?  

Entenda o caso

Durante a sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de Janeiro, que resultou na invasão e depredação dos Três Poderes - Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto -, a deputada Erika Hilton tentava questionar o depoente do dia, o ex-ajudante de ordens da presidência, Mauro Cid, enquanto o deputado Abilio Brunini realizou seguidas interrupções. 

Na sequência, Erika apontou suposta "carência" do deputado por chamar a atenção o tempo todo, e o político filiado ao PL questionou Erika se a mesma tentava "oferecer seus serviços". Houve uma discussão generalizada após o episódio.