Canepa: Governo anuncia medidas pelo Meio Ambiente, mas ignora catástrofe no Sul

Colunista falou sobre a cerimônia que aconteceu no Palácio do Planalto em comemoração ao Dia do Meio Ambiente; evento contou com a participação da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, e do presidente Lula (PT)

BandNews FM

A colunista Lana Canepa, da BandNews FM, comentou durante a tarde desta quarta-feira (5) sobre o evento que ocorreu no Palácio do Planalto em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. A cerimônia contou com a participação da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, nele, foram anunciadas medidas em favor do setor.

Segundo Canepa, o governo anunciou um Plano Nacional Contra a Desertificação, Estatuto de Mudanças Climáticas, decretos para melhorar o preparo das cidades para enfrentar chuvas e enchentes, mas nada que auxiliasse, diretamente, o Rio Grande do Sul - Estado que passa pela maior tragédia climática de sua história.

"Ficou claro que faltou o básico, um plano para enfrentar o que aconteceu no Rio Grande do Sul. Um plano de emergência climática. Detalhe importante: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, estava aqui, mas não assinou nada. Dos 10 decretos, ele não assinou. Chamaram outros governadores da região amazônica para fazer um pacto contra as queimadas", disse.

Sobre as queimadas, Canepa ressalta que a ministra Marina tinha números relativamente bons para apresentar, embora os índices de desmatamento no serrado e no Pantanal, no ano passado, não tenham sido muito bons. 

Tópicos relacionados