Canepa: Casos José Dirceu e Marcelo Odebrecht expõem as fragilidades jurídicas

Colunista analisou as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, que extinguiu uma pena do ex-deputado federal José Dirceu e anulou as decisões da Lava-Jato contra o empresário Marcelo Odebrecht

BandNews FM

A analista Lana Canepa, da BandNews FM, comentou durante a tarde desta quarta-feira (22) a respeito das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, a Corte anulou todas as decisões da Operação Lava-Jato contra o empresário Marcelo Odebrecht e extinguiu a pena de José Dirceu em um de seus processos que correm nas instâncias superiores.

Segundo a maioria dos ministros, a condenação de Dirceu - por corrupção passiva, de a 8 anos e 10 meses de prisão - prescreveu e o político não pode ser mais punido pelo crime. A condenação havia ocorrido em meio a um processo que apurava irregularidades nos contratos da Petrobras e a empresa Apolo Tubulars.

No caso de Marcelo Odebrecht, o empresário teve seu processo anulado e também foi determinado - pelo ministro Dias Toffoli - o trancamento de todos os procedimentos penais instaurados contra Odebrecht.

"As notícias levantam uma pergunta: qual foi o legado da Lava-Jato? Está de pé até hoje? Estamos falando de nomes importantíssimos. A Lava-Jato, claro, foi a maior operação no combate a corrupção que o Brasil já viu. Deixa, sim, uma herança importante no combate a corrupção. Mas o desmonte que a gente assiste hoje é um sinal claro da fragilidade de alguns aspectos jurídicos que agora estão sendo questionados", pontuou Lana.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.