Cerca de 50 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que fariam a prova em locais a mais de 30 km de suas casas terão o direito de participar da avaliação em outra data, caso queiram: 12 e 13 de dezembro, em endereços que ainda serão informados.
A decisão foi comunicada Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (30).
Desde a divulgação dos locais de prova, na última terça-feira (24), as redes sociais foram tomadas por reclamações de estudantes.
Alguns relataram que teriam que percorrer mais de 200 km para fazer a prova.
O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, divulgou uma nota dizendo que as normas do Instituto garantem alocação num raio máximo de 30 quilômetros do domicílio informado na inscrição.
O Cebraspe, instituição que venceu a licitação para aplicação do Enem 2023, já foi acionado para que o critério seja cumprido.
Entre os dias 13 e 17 de novembro, os interessados na nova aplicação vão precisar submeter um pedido no portal enem.inep.gov.br/participante
Segundo o Inep, cerca de 1% dos inscritos, o que corresponde a aproximadamente 50 mil pessoas, estão em um local de prova a mais de 30 quilômetros do domicílio.
Os casos se concentram em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
A primeira aplicação do Enem 2023 acontece nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.