O Canal da Mancha, que separa a França do Reino Unido, registrou um recorde na travessia diária de migrantes nesta segunda-feira (22). Segundo o Ministério da Defesa britânico, cerca de 1.295 migrantes fizeram o trajeto em um único dia. Ao todo, 27 pequenas embarcações foram interceptadas pela guarda costeira da Inglaterra, que tem visto um aumento nas tentativas de chegar via marítima ao país.
Cerca de 22 mil migrantes já tentaram chegar à Grã-Bretanha por meio de embarcações improvisadas e utilizadas no processo de imigração irregular.
Durante todo o ano de 2021, cerca de 28 mil pessoas realizaram a travessia e foram interceptadas pelo governo do Reino Unido.
O recorde diário anterior de apreensões tinha sido registrado no dia 11 de novembro de 2021, quando 1.185 pessoas tentaram chegar ao país.
Ainda em novembro de 2021, 27 migrantes morreram no canal vítimas de um naufrágio enquanto tentavam chegar ao Reino Unido.
Segundo a Organização Internacional das Migrações, desde 2014 morreram ou desapareceram 203 pessoas no trajeto.
Com a saída do Reino Unido da União Europeia, o governo britânico tem endurecido as medidas de imigração. Em junho deste ano, um voo com imigrantes que seriam deportados de volta para Ruanda foi impedido de decolar pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos.