Campeonato boliviano é anulado por suspeita de manipulação

Federação da Bolívia confirmou que a decisão também se estende à Copa Simón Bolívar, divisão de acesso nacional

Da Redação

Fernando Costa, presidente da Federação Boliviana de Futebol
Divulgação/Federação Boliviana

O Conselho da Divisão Profissional da Bolívia anunciou nesta terça-feira (5) que serão anulados o Campeonato Boliviano e a Copa Simón Bolívar, equivalente à segunda divisão, por suspeita de manipulação de resultados. Em votação com os clubes da liga nacional, 14 foram a favor e dois contra. Um clube se absteve.

O presidente Fernando Costa já havia denunciado na semana passada as suspeitas de irregularidades nos torneios de 2023 envolvendo jogadores, árbitros e diretores das equipes. Ele é membro do Conselho da Conmebol. “Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostas todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou ao conhecimentos dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia”, disse o mandatário.

A entidade pretende aguardar as decisões que serão tomadas pela federação com relação aos clubes que estarão aptos a disputar as competições da Conmebol em 2024 - há a possibilidade de que um novo torneio, mais curto, seja realizado no país.

Presidente do Vaca Díez, Marcos Rodriguez se desligou do cargo por suposto envolvimento nas irregularidades. Antes, a mandatária do Independiente Petroleto, Jenny Montaño, havia dito que quatro jogadores do time estariam envolvidos em suborno.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.