Campanha do junho vermelho reforça importância da doação de sangue

Proximidade das férias e do inverno costuma reduzir o número de doadores

Rádio BandNews FM

Campanha do junho vermelho reforça importância da doação de sangue
Junho Vermeho: "Cada doação de sangue salva quatro vidas", afirma hematologista
Agência Brasil

Banco de sangue de todo o Brasil alertam para a importância da doação de sangue no período anterior as férias de meio do ano e a chegada do inverno. O período costuma registrar uma redução no número de doadores, um dos motivadores para o chamado Junho Vermelho. O mês, que também é marcada pelo Dia Mundial do Doador de Sangue em 14 de junho, serve como reforço para alertar a população da importância desse ato de solidariedade.

Em entrevista à BandNews FM, Alexandre Szulman, hematologista do Hospital do Servidor Público Estadual de SP, falou sobre a campanha lançada pela unidade neste ano. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Paris, o lema escolhido é: "Doe sangue e faça parte do time que torce pela vida".

Para doar sangue, existem alguns requisitos básicos, como explicou o médico: “Tem que ter 50 Kg, tem que estar bem de saúde e bem alimentado, tem que ter repousado pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e se alimentado nas últimas três horas”.

As mães só podem doar sangue depois de doze meses do parto. E quem apresentar sintomas gripais, deve esperar sete dias após a recuperação total. Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas.

Confira a entrevista com o médico Alexandre Szulman na íntegra:

O Banco de Sangue do Hospital do Servidor fica na rua Pedro de Toledo, número 1.800, na Vila Clementino, zona sul da capital paulista. O acesso pode ser feito pela estação AACD-Servidor do Metrô. A unidade funciona das 9h até às 16h nos dias de semana e de 8h até às 16h aos sábados.