A quinta parcela do auxílio para caminhoneiros e taxistas é paga neste sábado (19).
O pagamento, feito pela Caixa Econômica Federal, estava previsto para o dia 26, mas foi antecipado em uma semana. Os motoristas de carga autônomos e os de táxi recebem R$1.000 mensais até dezembro, quando a sexta e última parcela será paga.
O valor será depositado em contas poupanças sociais e a movimentação poderá ser realizada por meio do aplicativo Caixa Tem.
Os benefícios foram criados pela PEC das bondades, promulgada em julho, que consiste em um pacote social pré-eleitoral orçado em R$ 41,2 bilhões. Além dos valores destinados a caminhoneiros e taxistas, a emenda também aprovou o aumento no valor do Auxílio Brasil e a ampliação do Vale Gás.
Para receber o valor mensal, os beneficiários precisaram se cadastrar Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) até o dia 31 de maio. No caso dos motoristas de táxi, o cadastro era feito na esfera municipal. As prefeituras repassam ao governo federal os dados de todos os cadastrados no período.