Câmara dos Deputados pretende votar gastos da União ainda em 2024

Semana deve ser marcada por votações importantes

Rádio BandNews FM

Câmara dos Deputados pretende votar gastos da União ainda em 2024
Câmara dos Deputados
Antonio Cruz/ Agência Brasil

Parte da base aliada do governo na Câmara dos Deputados trabalha para votar nesta semana, a segunda de dezembro, os projetos que estabelecem cortes nos gastos da União. No entanto, as propostas demandam negociação para garantir apoio suficiente para aprová-las.  

Duas propostas estão em pauta: um projeto de lei enviado pelo presidente Lula que prevê reajuste do salário mínimo acima da inflação, com limite de 2,5% ao ano, e o projeto de lei complementar do governo que condiciona novos benefícios tributários ao equilíbrio fiscal, permitindo também o bloqueio de emendas parlamentares quando houver cortes em outras despesas.  

Na última quarta-feira (04), as urgências para esses textos foram aprovadas em uma votação apertada, após reuniões de última hora. Isso permite que os projetos sejam analisados diretamente no plenário. A meta do governo é aprová-los ainda em 2024, apesar de resistências no Congresso.  

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), alega que a proposta não afetará benefícios destinados à população. Por outro lado, a oposição, liderada pelo deputado Filipe Barros (PL-PR), afirma que os cortes penalizam os mais pobres.  

A base aliada enfrenta desafios internos, com legendas governistas demonstrando insatisfação com as medidas. Para garantir a aprovação, o presidente Lula pode recorrer à liberação de emendas parlamentares e ajustes na composição ministerial.  

O resultado dependerá de articulações intensas nos próximos dias. O recesso parlamentar está previsto para começar em 23 de dezembro.

Tópicos relacionados