A Câmara dos Deputados definiu os comandantes de comissões nesta quarta-feira (06), mas ainda terá de escolher nomes para outros colegiados. No total, 19 presidentes foram eleitos para um mandato de um ano. Outros 11 ainda serão definidos.
Com a maior bancada da Casa, o Partido Liberal vai comandar o principal colegiado da Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça. A presidente será a deputada Caroline de Toni, apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O deputado Nikolas Ferreira, que também é do PL, foi indicado para o comando da Comissão de Educação.
O deputado Mário Negromonte Jr (PP, que será presidente da Comissão de Finanças e Tributação, pediu aos colegas que deixem de lado os palanques eleitorais para que as pautas avancem.
Com previsão de orçamento de R$ 4,5 bilhões para emendas, a Comissão de Saúde ficará sob o comando do PT, e terá o deputado Dr. Francisco na Presidência.
A conquista da comissão também é uma forma de blindar a ministra Nísia Trindade, que tem sido alvo de críticas de partidos do Centrão que cobiçam o comando da pasta. A federação governista PT-PV-PCdoB também terá o comando das comissões de Fiscalização e Controle, Cultura, Amazônia, Direitos Humanos e Direitos das Mulheres.
O deputado Vicentinho Júnior foi eleito presidente da Comissão de Agricultura e falou em pacificação e incentivo ao agro.
Devem ser definidas na semana que vem as eleições das comissões de Desenvolvimento Urbano; Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; Fiscalização Financeira e Controle.
Também ocorrem na semana que vem as definições das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicação; e Administração e Serviço Público.