Câmara aprova projeto que acrescenta nome de Rita Lee ao Parque Ibirapuera

Homenagem a cantora foi aprovada em primeiro turno

Celine Dutra*

Parque foi cenário da capa do disco "Entradas e Bandeiras"
Divulgação

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno nesta quarta-feira (10), o projeto de lei que prevê a alteração do nome do Parque Ibirapuera, localizado na Zona Sul de São Paulo.

De autoria dos vereadores Luna Zarattini (PT) e Milton Leite (União Brasil), o texto prevê que o novo nome seja Parque Ibirapuera – Rita Lee, em homenagem à cantora paulista, que morreu em 2023. 

O projeto ainda deve passar por uma segunda votação para ser sancionado pelo prefeito.

“Um patrimônio dá nome a outro. Menos de um ano depois, nossa sugestão foi aprovada em votação aqui na Câmara. Agora, vamos lutar pela aprovação em segunda votação e sanção do Prefeito”, diz Zarattini.

A “Rainha do rock brasileiro” sempre demonstrou seu grande afeto pelo local, como é dito no livro “Rita Lee – Uma Autobiografia”. A cantora menciona que visitava e fazia piqueniques com a família no Parque do Ibirapuera.

A área verde também foi cenário para a capa do "Entradas e Bandeiras", disco da banda Tutti Frutti - na qual a cantora era vocalista. 

A “floresta encantada” como foi denominada por Rita também é citada nas músicas “Vírus do Amor”, de 1985, e “Minas de Sampa", de 2003. 

Rita Lee enfrentava um câncer de pulmão desde 2021 e faleceu por complicações da doença em maio de 2023. O corpo da artista foi velado no planetário do Parque do Ibirapuera.

*Sob supervisão de Tiago Muniz

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.