BandNews FM

Calor e dengue: afinal, como se prevenir neste Carnaval?

Mais de 150 mil casos foram confirmados até esta terça-feira (06) em todo o Brasil

*Adrielly Souza

Calor e dengue: afinal, como se prevenir neste Carnaval?
Reprodução

O Brasil enfrenta uma explosão de casos de dengue. A chegada do verão traz o aumento de chuvas e, consequentemente, o crescimento de focos para o mosquito.

Segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 55.859 casos prováveis e seis mortes apenas nas duas primeiras semanas de 2024. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com o Carnaval, a incidência da doença pode aumentar, já que o fluxo turístico estimado para este ano é o maior desde a pré-pandemia de Covid-19.

Diante deste crescimento, é importante conhecer e reforçar todos os cuidados para curtir a folia com tranquilidade.

REPELENTES CONTRA O MOSQUITO

Os repelentes são aliados na proteção contra a dengue, ajudando a prevenir as picadas do mosquito. Mas é importante ressaltar que nenhum repelente é 100% eficaz.

“Os repelentes corporais, autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são os recomendados. Procure as instruções de uso do fabricante na bula e confirme se o produto funciona para o combate do mosquito Aedes Aegypti. Passe sempre antes de sair de casa e reforce a dose durante o dia”, afirma o infectologista Evaldo Stanislau, do Hospital Das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o médico, os inseticidas de ambientes (tomada, aerossol) também ajudam a minimizar os riscos de contaminação.

SINTOMAS

Febre, dor de cabeça, mal-estar e fraqueza: esses são alguns dos sintomas comuns de várias doenças, mas não devem ser ignorados no caso da dengue.

“Estamos em uma epidemia, trate com seriedade tudo que você sentir, vá ao hospital e faça exames. Não recomendamos a automedicação em casa”, afirma o médico.

Algumas pessoas podem ser assintomáticas e podem contrair a doença sem perceber, por isso preste atenção nas mudanças da rotina.

TELAS, MOSQUITEIROS E AR CONDICIONADO

As telas nas janelas impedem que os mosquitos entrem em casa. É indicado para aumentar a proteção para crianças em locais com maior quantidade de insetos.

Para quem tiver a possibilidade, a utilização do ar-condicionado, com a janela fechada, também é indicada.

“São medidas para evitar a picada do mosquito e que funcionam bem para lugares grandes ou abertos”, explica Stanislau.

CUIDE DO SEU CORPO

Carnaval é sinônimo de diversão, mas respeitar os próprios limites é importante para manter a imunidade alta para que os sintomas da dengue não sejam tão intensos.

- Não se esqueça de beber água: o calor e a possibilidade de longos períodos do corpo exposto ao sol, consumindo bebidas alcóolicas, requerem um corpo hidratado.

- Cuide da alimentação: priorize alimentos leves e saudáveis na parte da manhã e os nutritivos durante a noite.

- Tenha noites de sono longas: descansar ajuda o metabolismo a lidar melhor com a energia que você vai gastar durante o dia.

*Sob supervisão de Carine Roma