A Caixa Econômica Federal vai liberar o saque por calamidade do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) para a população afetadas pelas fortes chuvas no litoral Norte de São Paulo.
Para realizar o saque, é necessário ter saldo na conta do FGTS e não ter utilizado a opção do saque por calamidade em período inferior a 12 meses. O valor para retirada é de até R$ 6.220,00.
A Caixa ainda aguarda a finalização da habilitação dos municípios afetados, que ainda precisam enviar alguns documentos para que o saque, então, seja disponibilizado à população. Assim que a opção estiver disponível, será possível solicitar o saque no aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Os prejudicados pelo mau tempo em São Paulo também terão antecipadas as parcelas do Bolsa Família. A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Com a mudança, o pagamento será unificado para o dia 30 de março.
Tanto a liberação do saque por calamidade do FGTS, quanto a antecipação do Bolsa Família valem para os moradores das cidades de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Os municípios tiveram homologados os decretos de estado de calamidade pública.