Os trabalhadores nascidos nos meses de março e abril já podem sacar o abono salarial. São mais de R$ 3 bilhões que podem ser retirados a partir desta quarta-feira (15).
Para ter acesso aos valores, o trabalhador de empresa privada precisa estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS). Já os funcionários de empresas públicas precisam estar inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Para esses trabalhadores, a liberação ocorre pelo Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS.
O abono salarial está assegurado aos indivíduos que receberam, em média, até dois salários mínimos (R$ 2.600,00) de remuneração mensal e que tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias, em 2021.
Outro requisito é que os dados dos trabalhadores tenham sido informados corretamente pelo empregador (pessoa jurídica), na Relação Anual de Informações Sociais.
O pagamento para cada trabalhador varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados em 2021, que é o ano-base do benefício pago em 2023. O valor pode ser sacado até 28 de dezembro deste ano. Depois desse prazo, os recursos não sacados voltam para o governo federal.