Cai de 8 para 5 pontos a diferença entre Lula e Bolsonaro, diz Quaest

Na comparação com um semana atrás, a rejeição do candidato à reeleição também caiu

Rádio BandNews FM

Cai de 8 para 5 pontos a diferença entre Lula e Bolsonaro, diz Quaest
Foto: TV Band

A diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, caiu de 8 para 5 pontos percentuais na mais recente pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (19). Em uma semana, Lula passou de 49 para 47% dos votos totais. O candidato à reeleição tinha 41% e agora aparece com 42%. Brancos e nulos somam 6% e os indecisos são 5%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

Em votos validos, o petista aparece com 53% dos votos e Bolsonaro tem 47%. Nessa simulação, os brancos, nulos e indecisos são desconsiderados. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral faz a contabilização dos votos.

A redução da diferença observada entre uma semana e outra pode ser explicada pelo ganho de um ponto percentual de Bolsonaro no Sudeste, região que concentra 42% do eleitoral. Segundo a Quaest, o candidato do PT perdeu dois pontos na região e o medo da volta do partido ao poder já empata com o medo da continuidade do atual governo.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Foram ouvidos dois mil eleitores, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O levantamento foi a campo entre os dias 16 e 18 de outubro, portanto, já pega a influência do debate da Band realizado no último domingo (16). As entrevistas foram realizadas presencialmente e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa contratada pela corretora Genial Investimentos está registrada no TSE sob o número: BR-04387/2022.

O instituto também mediu a rejeição dos candidatos. Quando perguntados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 46% apontam para Jair Bolsonaro e 43% para Lula.  Nos últimos 15 dias, o atual presidente viu a rejeição caiu 4 pontos percentuais, enquanto a do petista subiu dois pontos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.