Butanvac falha em testes na segunda fase e Butantan suspende desenvolvimento da vacina

Rádio BandNews FM

Butanvac
Butanvac (Foto: Reprodução/Governo de SP)

A produção da Butanvac, candidata a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, foi suspensa após não atingir nível esperado em seu desempenho na segunda fase de testes.

De acordo com a pesquisa, o potencial imunizante dobrou a quantidade de anticorpos contra a doença após 28 dias de sua aplicação, inferior ao acordo entre o Instituto e a Anvisa, que estabelecia que a meta de produção não deveria ser inferior as vacinas já disponíveis para a população.

O objetivo da Butanvac seria uma produção quatro vezes maior das que circulam no mercado. Sem o resultado atingido, o Instituto não dará mais continuidade nos estudos para o desenvolvimento da vacina.

“O ensaio clínico cumpriu o seu papel. Temos respeito absoluto pelo processo e resultado científicos. Por isso, a população pode acreditar na gente. Quando dizemos que uma vacina é boa, é porque os estudos demonstraram isso”, declarou Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.

A nova vacina foi anunciada em 2021 por João Doria, enquanto ainda era governador de São Paulo. Naquele ano, ele teria declarado que o potencial imunizante estaria pronto e disponível para a população em setembro, seis meses após o início da pesquisa, e que mais de 10 milhões de doses haviam sido encomendadas para fabricação.

A Butanvac é produzida através do vírus da doença de Newcastle, comumente presente em aves. O segundo período de teste da vacina no Brasil contou com quatrocentos voluntários de 18 a 59 anos que já haviam feito uma imunização primária contra a Covid, para avaliar a segurança e a imunogenicidade.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.