Butantan e Fiocruz entregam vacinas; Anvisa aprova produção do IFA nacional em Bio-Manguinhos

Ministério da Saúde recebeu mais 6,92 milhões de doses para repassar aos estados

BandNews FM

Fiocruz entregou mais de 6 milhões de doses nesta sexta-feira (30).
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde recebeu duas remessas com vacinas da Fiocruz e do Butantan para a distribuição aos estados. As entregas nesta sexta-feira (30) somam 6,92 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca e da CoronaVac.

Ao mesmo tempo em que mais imunizantes chegam, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nessa sexta a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo da vacina contra a Covid-19 pela Fundação Oswaldo Cruz. A transferência de tecnologia da AstraZeneca para Bio-Manguinhos também foi autorizada e já iniciada.

Com isso, a Fiocruz está autorizada a iniciar a produção de lotes de teste em escala comercial do imunizante com o IFA produzido inteiramente no Brasil. A produção vai ser destinada ao SUS.

Após a realização dos testes, a fundação deve solicitar a inclusão do insumo no registro ou fazer um pedido de autorização de uso emergencial.

A aprovação da Anvisa acontece após vistorias aprovarem as instalações de Bio-Manguinhos, laboratório público no Rio de Janeiro. Os técnicos da agência comprovaram que o local cumpre os requisitos das Condições Técnico-Operacionais para iniciar a produção dos lotes.

Enquanto o processo de registro do IFA nacional é realizado, a Fundação Oswaldo Cruz afirmou que negocia com a farmacêutica AstraZeneca a entrega de mais matéria-prima para produção da vacina contra a Covid-19 entre agosto e setembro.

A ideia inicial era entregar os primeiros lotes de vacinas nacionais nesse período, mas com o atraso na implantação da tecnologia e a necessidade de aprovação sanitária, a Fiocruz ficou sem previsão de entrega de doses nesse período.

O último lote do IFA vindo da China chega ao Brasil em junho, e as remessas só serão suficientes para o envase de vacinas até julho. O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, disse nesta sexta-feira (30) que a fundação busca também outras formas de abastecer o Programa Nacional de Vacinação entre agosto e setembro.

A previsão de entregar até 100 milhões de doses da vacina até julho está mantida.

MAIS VACINAS

Nesta sexta-feira (30), mais 6,5 milhões de doses foram entregues pela Fiocruz ao Ministério da Saúde. Com mais esse quantitativo, a fundação superou a previsão de entrega para o mês de abril, que era de 18,8 milhões. Ao todo, foram 19,7 milhões de doses entregues.

A Fiocruz já disponibilizou 26,5 milhões doses da vacina contra a Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações.

Para maio, a fundação prevê o fornecimento de mais 21,5 milhões de doses.

VACINA BUTANTAN

O Instituto Butantan liberou mais 420 mil doses da CoronaVac para distribuição em todo o país.

O repasse foi feito na manhã desta sexta-feira (30) pelo governo de São Paulo.

Na próxima quinta-feira (06), um novo lote será entregue ao Ministério da Saúde com um total de um milhão de unidades.

O Butantan ainda negocia com a farmacêutica chinesa Sinovac a chegada de mais um carregamento com pelo menos 3 mil litros de IFA, a matéria-prima usada para fabricar a vacina.

O insumo que chegou há duas semanas é suficiente para o envase de cinco milhões de doses. A previsão era completar a liberar dessa remessa até o meio de maio.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.