UOL - O melhor conteúdo

Buscas por veículos seminovos e usados crescem no Brasil

O setor, inclusive, bateu recorde em 2024, quando foram comercializadas mais de 15 milhões de unidades

Por Guilherme Faria

Buscas por veículos seminovos e usados crescem no Brasil
Buscas por veículos seminovos e usados crescem no Brasil
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em meio ao aumento nos preços dos carros novos no Brasil, muitos consumidores têm buscado outras alternativas e optado por veículos seminovos ou usados na hora de trocar de carro. 
 
O setor, inclusive, bateu recorde em 2024, quando foram comercializadas mais de 15 milhões de unidades, o melhor número da série histórica iniciada em 2011. A informação é da Federação dos Revendedores de Veículos Usados, a Fenauto. 
 
No acumulado do ano, as vendas em 2024 foram 9,2% maiores que em 2023. A tendência positiva se manteve nos dois primeiros meses deste ano, quando foram vendidos mais de 2,5 milhões de veículos seminovos ou usados. 
 
Uma dessas compras foi feita pela advogada Daniela de Almeida, que chegou a procurar um carro novo para comprar com a filha. No entanto, ao fazer uma pesquisa de preços, elas acabaram optando por um veículo usado, que cabia no orçamento da família. 

 

A minha filha conseguiu tirar a carteira de motorista e, no início, nós dividíamos o mesmo carro, mas as nossas rotinas começaram a ficar muito diferentes e começou a ficar inviável essa divisão do carro, não estava dando mais certo. Então, nós resolvemos procurar um carro inicialmente zero quilômetro, mas percebemos que o preço estava muito alto e partimos para procura de carros usados, nós começamos a procurar em concessionárias e aí surgiu um carro que estava praticamente novo, com um preço bem mais acessível e aí optamos por comprar esse carro usado, mas com a segurança de ser uma concessionária.

Em fevereiro, as vendas de seminovos e usados cresceram 4,6% em relação a janeiro deste ano. Segundo a Fenauto, entre os veículos preferidos pelos consumidores estão Gol, Fiat Uno e Palio. 
 
De acordo com o presidente da federação, Enilson Sales, a alta nos preços dos carros novos tem relação direta com o aumento da procura por veículos seminovos e usados no país. 

 

Sem dúvida, há uma relação entre o crescimento dos preços do zero quilômetro aumentando significativamente com a procura pelos seminovos. Isso é uma máxima: o consumidor procura o que lhe cabe no bolso. Então, a gente percebe claramente que se desloca aquele consumidor que teria dinheiro para comprar o carro zero quilômetro, mas não aceita pagar aquele valor e se desloca para os seminovos, se desloca para o usado e começa a atuar nesse setor, nesse segmento do mercado de automóveis no Brasil.

Um levantamento feito pela plataforma OLX mostra que o Fiat Palio foi o automóvel usado mais comercializado no estado do Rio no ano passado, com preço médio de R$ 23.500. Em seguida, aparecem Gol e Honda Civic. 
 
Para o VP de Autos do Grupo OLX, Flávio Passos, o resultado mostra um panorama importante do mercado fluminense. 

O levantamento é um exemplo da relevância dos modelos usados no mercado fluminense, com a presença de modelos consagrados como o Fiat Palio, e até os que já saíram de linha, como o caso do Gol. Os modelos usados possuem vantagens como a depreciação mais alta, em comparação com os seminovos, o que torna os preços ainda mais baixos. Nesse ano, apesar de termos alguns desafios como a Celic mais alta e a possível desaceleração do PIB, o mercado automotivo segue bem aquecido. As taxas de desemprego relativamente baixas ajudam a manter o poder de compra de muitos consumidores, inclusive daqueles que buscam carros mais econômicos como os veículos usados.

A Federação dos Revendedores de Veículos Usados projeta que, em um cenário de economia estável, o setor possa crescer 5% em 2025, com a expectativa de venda de 16 milhões e 600 mil veículos seminovos e usados até o fim do ano. 

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar