As buscas por sobreviventes após as fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo no último final de semana entram no quinto dia. O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico que funcionará como hospital de campanha para ajudar no atendimento à população deve chegar à São Sebastião nesta quinta (23).
As equipes de socorristas seguem tentando localizar pessoas vivas entre os escombros enquanto a expectativa da Defesa Civil é de que chova mais de 100 milímetros na região até domingo. A previsão é de que, só nesta quinta-feira, 35 milímetros de chuva caiam na cidade de São Sebastião. O órgão pede atenção também para fortes rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo.
As autoridades paulistas confirmaram que 48 pessoas morreram, sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Pelo menos 26 corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São 10 homens, nove mulheres e sete crianças. De acordo com a gestão estadual, são mais de 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados.
As equipes técnicas do governo estadual e do Exército Brasileiro desobstruíram, no fim da tarde da quarta (22), o último ponto de interdição total na rodovia Rio-Santos no trecho entre São Sebastião e Ubatuba. O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) faz vistoria no local e prevê liberação do tráfego de veículos nesta quinta (23).
A orientação é que a subida da serra seja feita pelo Sistema Anchieta-Imigrantes ou pela Rodovia dos Tamoios. A Mogi-Bertioga segue totalmente interditada na altura do quilômetro 82, em Biritiba Mirim, por causa de um rompimento de tubulação.
Em relação ao atendimento aos feridos, a Secretaria de Estado da Saúde informa que 20 adultos e seis crianças foram atendidas até o momento no Hospital Regional do Litoral Norte. Deste total, 17 permanecem internados com estado de saúde estável.
O Fundo Social de São Paulo já arrecadou mais de R$ 660 mil em recursos para a aquisição de mantimentos para as vítimas das chuvas no litoral norte. Desde o início da campanha, já foram enviadas cerca de 55 toneladas de donativos para o Guarujá, Bertioga, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.