As buscas pelos detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, completam uma semana. Os criminosos escaparam na madrugada de quarta-feira (14) por um buraco na parede lateral de uma das celas do presídio.
Os 500 agentes envolvidos na ação de recaptura de Rogério Mendonça e Deibson Nascimento enfrentam dificuldades durante as buscas na cidade. A penitenciária é localizada em uma zona rural, com mata fechada, grutas e animais peçonhentos, como cobras e aranhas, características predominantes da Caatinga, bioma da região.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mobilizou 100 agentes da Força Nacional para atuarem por 30 dias na operação de buscas pelos fugitivos. De acordo com o governo federal, a previsão de chegada do efetivo formado por bombeiros e policiais militares é para a próxima quinta-feira (22).
A penitenciária foi inaugurada em 2009 e abriga cerca de 68 detentos. Os detentos são os primeiros a realizar uma fuga em um presídio de segurança máxima do sistema prisional federal.