Os brasileiros que residem no exterior estão encontrando filas para votar em diferentes cidades pelo mundo neste domingo (2). Nas redes sociais, há relatos de espera por mais de duas horas para digitar o voto na urna. Os expatriados votam para o cargo de presidente da República. As maiores reclamações estão na França e em Portugal.
Segundo informações o Tribunal Superior Eleitoral, são 697 mil brasileiros que vivem no exterior aptos a votar. A votação ocorre em 181 cidades estrangeiras, em mais de 90 países pelo mundo.
No Reino Unido e na França, há apenas um local de votação para toda a comunidade brasileira. As seções eleitorais estão montadas em Londres e em Paris.
Em Washington, capital dos Estados Unidos, ouvintes da BandNews FM relaram longas filas em um domingo de frio. Em território americano, são mais de 100 mil eleitores, que devem comparecer às urnas em 14 cidades.
Na Itália, filas em Milão e em Roma, as únicas cidades com seções montadas. Neste ano, os colégios eleitorais de Florença e Veneza foram desabilitados.
Estados Unidos, Portugal, Japão, Itália e Alemanha são os países com maior número de eleitores brasileiros.
Os resultados das seções eleitorais internacionais serão enviados para a sala totalização do TSE e divulgados junto com os votos registrados no Brasil a partir das 17h.