Uma mudança na Lei de Estrangeiros de Portugal e que está valendo desde o último domingo (6) deve beneficiar brasileiros que estão procurando emprego na Europa.
A partir de agora, os interessados podem fazer a solicitação por meio do site VSF Global, empresa terceirizada contratada pelo governo para analisar os pedidos ao custo inicial de R$ 606.
As mudanças eram uma promessa antiga do governo português, que é liderada pelo primeiro-ministro António Costa.
Pelas novas regras, será preciso comprovar ter uma poupança de pelo menos três salários mínimos de Portugal, 2.115 euros ou R$ 10,9 mil, para permanecer em território luso por até 180 dias, sendo 120 prorrogáveis por mais 60, para procurar emprego. É necessário, ainda, fazer uma inscrição prévia no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Ainda existe a possibilidade de ter um financiador que more legalmente no país e comprove o valor para o solicitante do visto que não tenha a renda mínima para bancar as despesas no país durante o período.
Segundo António Costa, primeiro ministro de Portugal, os vistos são para facilitar a obtenção de mão de obra vinda do Brasil. Só no setor de turismo são cerca de 50 mil vagas em aberto e já existem mais de 250 mil brasileiros vivendo legalmente no país.