Os brasileiros estão entre os que menos confiam nas Forças Armadas quando são comparados com habitantes de outros países. O resultado faz parte da pesquisa "Confiabilidade Global", do Instituto Ipsos, feita em 28 países entre os meses de maio e de junho, e obtida pela colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.
O levantamento aponta que apenas 30% dos brasileiros acreditam nos militares. O número é igual ao dos poloneses, e só não é mais baixo do que a dos colombianos (29%), dos sul-africanos (28%), e dos sul-coreanos (25%).
A credibilidade dos militares caiu no ano passado, quando 35% dos brasileiros diziam confiar nas Forças Armadas. A taxa brasileira ficou 11 pontos porcentuais abaixo da média global, de 41%.
Já na taxa geral de confiança, 64% dos brasileiros disseram que confiam em professores. Depois, em cientistas, 61%, e em médicos, 54%.
O estudo ouviu 21 mil adultos ao redor do mundo entre 27 de maio e 10 de junho, dos quais mil nasceram e moram no Brasil.
A lista inclui cidadãos da Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Grã-Betanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Turquia e Estados Unidos.