Neste domingo (6), mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas para o 1º turno das eleições municipais, que elegerá prefeitos e vereadores em 5.569 municípios.
A votação começou às 8h (horário de Brasília) e se estenderá ao longo do dia, até 17h. Esta é a primeira vez que todas as cidades iniciaram e vão encerrar o pleito ao mesmo tempo.
A legislação brasileira determina que o voto é obrigatório para quem tem idade entre 18 e 70 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para todos com mais de 70 anos. Mas é necessário estar com o título eleitoral em situação regular e mesmo que o nome do eleitor não apareça no caderno de votação da zona eleitoral, ele poderá exercer a cidadania se seus dados eleitorais constarem no cadastro da urna eletrônica de sua zona eleitoral.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão vota primeiro para vereador e, depois, para prefeito. A disputa para escolher quem comandará a prefeitura pode ser estendida para o segundo turno em 103 municípios brasileiros. Tratam-se de cidades com mais de 200 mil eleitores registrados, onde a eleição poderá ser decidida em 27 de outubro.
As pesquisas eleitorais realizadas por Datafolha e Quaest na véspera da votação indicam a tendência de vitórias de candidatos no primeiro turno em pelo menos nove capitais. Em outras, o cenário é embolado, e cada voto será crucial para definir quem serão os concorrentes em segundo turno.