Brasil tem menor porcentual de casos de Síndrome Respiratória por Covid-19

Dados fazem parte de boletim divulgado pela Fiocruz

Rádio BandNews FM

50,7% das amostras tiveram resultado laboratorial positivo para o vírus Foto: Reuters
50,7% das amostras tiveram resultado laboratorial positivo para o vírus
Foto: Reuters

O Brasil apresenta o menor porcentual de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19 desde o início da pandemia. A informação faz parte da nova edição do Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz.

O estudo, divulgado nesta quarta-feira (06), apontou que, nas últimas quatro semanas, 50,7% das amostras tiveram resultado laboratorial positivo para o vírus. Ao longo do período mais crítico da doença no país, cerca de 96% dos casos eram por Covid.

A pesquisa, que reúne dados do período de 27 de março a 2 de abril, apontou que 11 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave na tendência de longo prazo, que corresponde as últimas seis semanas.

Nessa lista, estão os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Já Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe apontam para estabilidade na tendência de longo prazo, enquanto as demais apresentam indícios de queda.

O boletim mostrou que, desde fevereiro, a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças e adolescentes segue em ascensão no país.

Em crianças de 0 a 4 anos, os dados laboratoriais apontam para a influência de diagnósticos associados ao vírus sincicial respiratório.