Um estudo do Serasa Experian mostra que a região sudeste do Brasil é a que mais sofreu tentativas de fraude desde o começo do ano.
O levantamento mostra que, no primeiro trimestre de 2023, o Brasil registrou quase 800 mil tentativas de fraude. Isso significa que, a cada minuto, em média, foram 6 tentativas por minuto.
A pesquisa expõe que somente no mês de fevereiro foram 122.813 tentativas, sendo São Paulo o estado mais impactado com 72.781 registros, seguido pelo Rio de Janeiro, que marcou 23.738.
De acordo com a Polícia Civil, pessoas com idades entre 36 e 50 anos são os principais alvos dos golpistas em casos que envolvem bancos e cartões.
O boleto falso é mais um da extensa lista de golpes na internet, que conta ainda com o perfil falso no Whatsapp, o golpe do PIX, entre outros.
As principais dicas para o consumidor se proteger é garantir que o documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes, desconfiar de ofertas e serviços com preços muito abaixo do mercado e ficar atento com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais.