O Brasil chegou a 207,8 milhões de habitantes neste ano, de acordo com a prévia da população dos municípios do Censo Demográfico 2022. Os dados foram coletados até o dia 25 de dezembro.
Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entregou nesta quarta-feira (28) um resultado do ano a partir das informações de 83,9% da população recenseada até agora.
A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina que o instituto forneça, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.770 municípios do país para o Tribunal de Contas da União.
A entrega do resultado final do levantamento está prevista para janeiro. Com as informações entregues nesta quarta (28), o TCU realiza o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, de acordo com o número de habitantes de cada cidade.
Para evitar o atraso do Censo 2022, o IBGE criou o Disque-Censo 137. Os moradores de domicílios que ainda não responderam ao Censo devem ligar para o número para o agendamento da visita de um recenseador.
O serviço está sendo disponibilizado de forma gradativa, de acordo com o andamento da coleta em cada local. Lançado primeiro em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular. O atendimento acontece todo os dias da semana das oito da manhã até às nove e meia da noite.