Brasil pode competir em alto nível na Copa do Mundo, afirma Pia Sundhage

Em entrevista exclusiva, técnica da seleção ressaltou o bom momento vivido pela canarinho com a recente vitória contra a Alemanha e empate com a Inglaterra

BandNews FM

Após quase quatro anos no comando da seleção brasileira de futebol feminino, a técnica Pia Sundhage concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM nesta quinta-feira (20) - às vésperas da estreia canarinho contra a equipe do Panamá, na próxima segunda, às 8h - para falar sobre o futuro da seleção na Copa do Mundo.

A sueca pontuou que o Brasil pode, sim, competir com as principais seleções nesta Copa do Mundo e realizar uma competição em alto nível. Segundo Pia, os desempenhos recentes de suas comandadas mostram uma evolução sobre o início do trabalho e um ganho de confiança das jogadoras brasileiras.

"Se voltar há mais de um ano, verá empatamos com a Austrália por 2 a 2 e foi um jogo muito bom. Quando enfrentamos os Estados Unidos, perdemos por 2 a 1, mas o desempenho está chegando cada vez mais próximo. Contra a Alemanha, número 2 no ranking da Fifa - atrás apenas dos EUA -, nós vencemos. Podemos competir em alto nível."

Antes de chegar à Austrália, o Brasil goleou o Chile por 4 a 0, em Brasília; em abril, empatou com a Inglaterra por 1 a 1 na Finalíssima - perdendo nos pênaltis -, e superou a Alemanha por 2 a 1. Durante o ciclo de Copa do Mundo, o Brasil ainda conta com a conquista da Copa América de 2022.

A técnica também pontuou as mudanças realizadas após a eliminação nas quartas de final da Olimpíada de Tóquio, em 2021.

"Nós renovamos o time um pouco. Estamos um pouco mais organizadas na defesa e melhores no ataque. Encontramos algumas jogadoras que continuam com o jeito do Brasil de jogar, especialmente no ataque."

Entre as seleções que chegam com condições para conquistar da Copa do Mundo, Pia destaca Estados Unidos, Alemanha e Suécia como favoritas. No entanto, há outras equipes podem conquistar o caneco em decorrência do bom futebol apresentado nos últimos meses.

"Gostaria de adicionar todos os dez times - do ranking da Fifa - nessa lista. É muito importante considerar esses dez times como os melhores e o Brasil é o oitavo na lista."

Pia também ressaltou que a seleção francesa é a equipe a ser batida no grupo do Brasil, justamente a França que eliminou as brasileiras nas oitavas de final do Mundial de 2019.

"Com as novas jogadoras chegando e ganhando confiança, nós todas temos o sonho de ganhar. E ninguém pode tirar esse sonho de nós. Então, eu acho que há muita energia e que com a palavra 'juntas', eu realmente acredito que nós temos uma grande chance."

Histórico vencedor

Técnica da seleção brasileira desde 2019, Pia conquistou a Copa América de 2022 com a seleção canarinho. No entanto, sua trajetória no futebol mostra que a sueca entende de grandes conquistas.

Como treinadora da seleção feminina dos Estados Unidos, Pia conquistou o bicampeonato olímpico em 2008 e 2012 - Pequim e Londres, respectivamente -, além do vice-campeonato da Copa do Mundo em 2011. Pia também foi vice-campeã olímpica à frente da Suécia nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.