O Ministério da Saúde anuncia que está em negociação para adquirir doses da vacina Imvanex, utilizada na prevenção contra a Varíola dos Macacos. O imunizante é fabricado pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic, que não possui representante no Brasil.
Por isso, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a aquisição deve ser realizada através da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e por meio de um fundo rotatório, mecanismo internacional que facilita o acesso à vacinas.
Até o momento, mais de 600 casos de Varíola dos Macacos foram confirmados no país, sendo 72% deles na cidade de São Paulo. Nesta sexta, a OMS decretou emergência global da doença.
O Ministério da Saúde afirmou que a declaração da entidade ocorre em um momento em que medidas de contenção do vírus respiratório estão sendo adotadas no Brasil. As ações de monitoramento do "monkeypox" são realizadas pela Secretária de Vigilância em Saúde.
O imunizante Imvanex era utilizado em casos de varíola comum e já obteve aprovação para uso na prevenção contra a Varíola dos Macacos em alguns países, como Estados Unidos e Canadá.