Brasil fica de fora, mais uma vez, dos convidados da cúpula do G-7

Em 2021, Reino Unido sediou a reunião do grupo e também não estendeu convite para o país

Rádio BandNews FM

Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia foram convidados para a reunião
Foto: Jack Hill/Reuters

O Brasil ficou outra vez de fora da lista dos países convidados para a reunião das sete maiores economias do mundo, o G7. O grupo composto por Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Japão e Itália realiza uma cúpula na qual são enviados convites para países com destaque no cenário internacional.

Neste ano, será feito primeiro encontro pós-pandemia na Alemanha, nos dias 26 e 28 de junho. Porém, o país descartou o Brasil da lista e convidou Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia.

Essa foi a terceira vez que o país foi descartado. Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o Brasil iria participar da cúpula nos Estados Unidos, no entanto, ela foi adiada para o ano seguinte, quando o Reino Unido sediou e não convidou representantes brasileiros.

Já em 2019, a França não estendeu o chamado para o Brasil e, em seu discurso no G7, o presidente Emmanuel Macron chegou a falar sobre a ajuda emergencial que enviou para o combate das queimadas na Amazônia.

Em 2022, o debate será entorno da sustentabilidade e políticas climáticas com o tema "Progresso na direção de um mundo equitativo". É previsto também que os países abordem a guerra na Ucrânia.

A Rússia fazia parte do grupo, então G8, e foi retirada em 2014, após a invasão na Crimeia.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.